Dor na coluna ou dor nas costas? Qual é a hora certa de procurar a ajuda de um especialista?
Conheça a diferença entre esses tipos de dores, algumas dicas para evitar e saiba a hora certa de procurar um especialista.
Dor na coluna e dor nas costas são cada vez mais comuns, e, ao contrário do que geralmente se pensa, não atingem apenas pessoas com idade mais avançada. Pesquisas indicam que quase 20% da população brasileira com mais de 18 anos sofre com problemas dessa ordem.
Dores desse tipo afetam e prejudicam bastante a produtividade no trabalho e até mesmo as mais simples atividades diárias, por isso é tão importante a ajuda de um especialista pra sanar esse problema. Falaremos sobre isso a seguir.
Mas antes, você sabe qual a diferença entre dor na coluna e dor nas costas?
A dor na coluna tem relação com problemas ósseos, como escorregamento de vértebras, alterações degenerativas nos discos intervertebrais e articulações, ou ainda, é derivada de doenças como hérnia de disco ou osteofitose, por exemplo. Já a dor nas costas, comumente está relacionada a fatores de ordem muscular, como tensões, lesões, ou disfunções em algum órgão do corpo.
Agora que foi entendida essa diferença, traremos algumas dicas que podem te ajudar a aliviar essas dores, bem como falaremos sobre a importância de procurar um especialista pra um tratamento correto e eficiente.
Confira 5 dicas que podem te ajudar a evitar problemas nessa região
Se você apresenta dores nessa região, a principal recomendação é procurar um especialista para iniciar o tratamento. Mas há algumas dicas simples que podem te ajudar a aliviar essas dores.
- Pratique exercícios físicos e alongue-se;
- Use uma almofada com uma altura ajustada ao seu pescoço;
- Caso necessite dirigir por muitas horas programe paradas a cada duas horas;
- Respire longa e profundamente sempre que possível;
- Faça mudanças ergonômicas no seu ambiente de trabalho e mantenha a postura correta em todas as atividades diárias.
Se habituando a seguir essas e outras dicas no seu dia a dia será possível evitar as dores nessa região que podem ser tão incômodas e prejudiciais para a sua rotina.
Por que dores na coluna e dores nas costas são tão incômodas?
Apesar de serem bastante comuns, dores na coluna ou nas costas podem causar incontáveis incômodos. Essa região é delicada e é responsável por funções importantes do corpo, principalmente àquelas ligadas à locomoção. Por isso, sentir qualquer dor ou irregularidade nessa região traz inúmeros prejuízos e os sintomas devem ser tratados da maneira correta, por um especialista.
Além disso, há uma conexão entre a coluna e os demais órgãos do corpo. Desta forma, problemas na coluna podem estar ligados ainda a transtornos digestivos, respiratórios ou até mesmo ginecológicos.
Procure um especialista.
Qualquer desconforto ou problema deve ser avaliado e tratado por um especialista, mas quando se trata de dores na coluna ou nas costas essa recomendação deve ser levada ainda mais a sério.
O médico examinará suas costas e avaliará sua capacidade de sentar, levantar, andar e levantar as pernas, além de solicitar exames como raio-x, ressonância magnética, tomografia computadorizada, dentre outros de forma a diagnosticar qual o motivo de sua dor nas costas ou na coluna.
Dependendo do diagnóstico do especialista, muitas recomendações de tratamento para dor nessa região podem ser feitas, desde medicamentos, correção de postura, fisioterapia e, em última instância, indicação cirúrgica.
Com um tratamento correto e com a ajuda de especialistas é possível melhorar consideravelmente as lesões, e o paciente poderá voltar a ter uma vida saudável e retomar as atividades que mais gosta de fazer.
O ITC Vertebral Moema possui uma equipe completa de especialistas que o ajudarão a lidar melhor com os desafios envolvidos no diagnóstico e no tratamento de dores na região das costas.
Deixe um Comentário